Capa para 5 plantas para cultivar em seu apartamento

Confira 5 Plantas para seu Apartamento

Se você mora em apartamento e quer deixar o ambiente mais leve e bonito, as plantinhas são sempre bem-vindas. Você pode encontrar as plantas citadas aqui em nossa loja!

Mas então sua dúvida pode ser: Posso cultivar plantas e flores no meu apartamento com baixa luminosidade? Em qual cômodo da casa posso cultivar minhas plantas?

Mesmo que seu apartamento tenha pouca luminosidade direta ou mesmo, você queira cultivar sua plantinha no quarto, sala, cozinha ou até no banheiro, saiba que é possível.

Escolha a planta ideal para o seu apartamento e aprenda a cultivar sua plantinha..

Além da escolha correta da espécie para manter em seu apartamento, serão necessários cuidados diários com as plantinhas e se dedicar à regas, adubação, retirar folhas mortas e podas.

1 | Violetas

Violetas lilás

Estas flores apresentam cores variadas e alto potencial decorativo. Existem mais de 250 espécies de violetas na natureza, suas flores não apresentam perfume acentuado, porém o que as torna tão especiais são suas cores vibrantes.

Alguns cuidados com as violetas em casa incluem: não molhar suas folhas, pois podem apodrecer, utilizar substratos nutritivos para que elas cresçam adequadamente, regas constantes sem encharcar o solo.

A violeta é uma planta fácil de encontrar, são plantas consideradas românticas e podem decorar sala, quarto, cozinha, racks, mesas de centro, nichos etc.

Além disso podem ser encontradas em canteiros, como buquês, em vasos decorados. Tudo isso irá acrescentar muito mais charme ao seu apartamento!

São ideais para banheiros, caso você deseje decorar esse cômodo do apartamento.
Outros cuidados importantes com a sua violeta são:

– O ideal é que o vaso, em que a violeta está plantada, tenha uma boa drenagem da água, para que o solo não encharque e as raízes da planta não apodreçam;

– Remova folhas mortas, ervas daninhas e pétalas secas que podem acabar ficando no vaso com o tempo;

– Caso deseje transplantar as violetas para outro vaso, lembre-se de que elas irão sentir essa mudança e podem demorar um certo período de tempo para se adaptarem;

2 | Peperômia

Três peperômias em três vasos diferentes

Essa planta é planta ideal para apartamento, além de tudo não é tóxica e você não precisa se preocupar com sua ingestão por Pets e/ou crianças.

Suas espécies são bastante variadas nos estilos de folhas, essa planta não ocupa muito espaço e gosta de calor.

Algumas espécies como a peperômia melancia preferem luz difusa ou meia-sombra, ou seja, não gostam de luz diretamente em si. Isso serve para todas as espécies que se seguem, isso porque o sol direto em suas folhas pode queimar as mesmas

Os cuidados com a planta envolve regar a planta pelo menos 3 vezes por semana, sem que o solo fique encharcado.

A adubação não é via de regra, porém ela dispensa o mesmo o húmus de minhoca e outras matérias orgânicas são ótimas formas de adubação, bem como o uso do adubo químico NPK 10-10-10.

Essa é uma planta que não necessita de poda, a menos que seja retirada folhas murchas, secas e/ou doentes.

O maior problema que pode eventualmente ser enfrentado é com relação ao apodrecimento das folhas por excesso de regas, portanto, não exagere nas mesmas!

Elas podem ser alocadas em vasinhos, parapeitos, no seu ambiente de home office, na cozinha etc.

3 | Filodendro

Três vasos de filodendros diferentes

Outra planta que gosta de se desenvolver a meia sombra, os filodendros gostam de umidade, então recomendamos que as regas sejam feitas pelo menos 2 vezes por semana.

Esta plantinha gosta de adubo, assim como todas as outras, adubos orgânicos e químicos podem ser utilizados em seu cultivo.

O solo para seu cultivo deve ser bem drenado, para que a água não se acumule e encharque o substrato. Para tanto, caso seja necessário você pode utilizar uma porção de areia na terra do vaso para absorver mais a água em excesso.

Como bem dissemos os filodendros são plantas que não gostam de muita luz direta, portanto o ideal é cultivá-las em meia sombra ou luz difusa, por isso ela é a planta ideal para seu apartamento.

4 | Lírio da Paz

Lírio da Paz

Esta belíssima planta ornamental traz um charme sofisticado ao ambiente, suas possibilidades de arranjo são: vasos com tamanhos diversos, jardineiras com vários exemplares da planta.

Se você possui uma varanda em seu apartamento ou sacada, pode utilizar os lírios da paz como adereço decorativo também, colocando-as em vasos grandes, por exemplo.

Vale lembrar que a espécie possui uma ampla variedade de tamanhos conforme a espécie.

Assim como os filodendros, esta é uma planta que gosta de solos bem drenados, e além disso, a adubação de seu substrato pode ser feita com húmus de minhoca e compostos orgânicos

Essa planta também não gosta de luz direta, portanto plante-a em locais de meia sombra ou luz difusa.

No caso de mantê-las em vasos, o ideal é que o fundo seja coberto por uma camada de pedras britadas ou cascalhos e logo acima cubra com uma manta geotêxtil.

Essa base servirá para a drenagem de água em excesso da planta, acima da manta acrescente areia úmida e também húmus de minhoca.

Depois disso coloque a muda e acrescente o composto orgânico desejado, acomodando a terra ao redor da planta.

Geralmente, em climas mais secos o ideal é que as regas sejam feitas de 3 a quatro vezes por semana, mas antes verifique sempre se o solo está úmido ou não, para não realizar regas desnecessárias.

5 | Horta

Homem colhendo majericão em horta

Em tempos de pandemia em que a situação econômica está um caos e as medidas protetivas do corona vírus continuam em vigor. Com muitos estabelecimentos fechados e a livre circulação impedida, todo meio de entrar em contato com a natureza é bem-vindo.

Pensando nisso, porque não uma mini horta no seu apartamento?

Além de estar cultivando o seu próprio alimento, o que pode ser uma boa prática para ser ensinada para crianças, você também contribui para a economia com idas ao mercado, obtendo um produto sustentável e orgânico.

Ter uma horta traz para o ambiente urbano um maior contato com a natureza!

Uma mini horta pode ser cultivada em casa ou mesmo em apartamentos, o único pré-requisito para tal é que haja luminosidade natural no local, pelo menos uma vez por dia.

Algumas opções para serem plantadas em apartamentos são: salsinha, cebolinha, manjericão, rúcula, morango, pimentão, hortelã, couve, tomate cereja, chicória, coentro, tomilho, rúcula, espinafre, pimenta de cheiro, alecrim e alface.

Escolha qual deseja plantar e pesquise quais são as condições que se adequam a sua possibilidade de cultivo em casa.

Além disso, preste atenção aos sinais dados pela planta: se ela estiver murchando, regue a mesma.

Se a planta estiver com folhas ou caules podres, pode ser que ela esteja recebendo pouco sol ou excesso de água no substrato, transfira-a para um substrato seco.

Para Concluir

Se você chegou até aqui, então concordamos e entendemos a importância dos cuidados que devemos ter com suas plantinhas em seu apartamento.

Achou o artigo interessante? Ficou alguma dúvida sobre os cuidados com nossas plantas em seu apartamento?

Se tem dúvidas, por onde começar?

Podemos te ajudar.

Contate-nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras
Rolar para cima