Como cuidar das plantas do seu jardim no inverno

Como cuidar das plantas do seu jardim no inverno

O Paraná registrou temperaturas baixíssimas neste inverno, sendo considerado o inverno mais gelado em décadas. Com as temperaturas negativas vieram a geada e até neve em alguns locais da região Sul.

Quando o assunto é plantas e vegetação, o inverno altera drasticamente a dinâmica de comportamento das mesmas.

Por conta da incidência de sol ser menor nesta época do ano, a luz natural proveniente do sol, que faz parte do processo metabólico das plantas, passa a ser diminuída. Assim, estas plantas, que também são seres vivos, passam a hibernar para poupar energia de seus processos químicos.

Além da falta de luz, com as temperaturas abaixo de zero, a água de seus corpos acaba sendo congelada, o que machuca as plantas e afeta seu desenvolvimento e reprodução.

Neste período de hibernação, são necessários alguns cuidados com a planta. Pensando nisso, a Penhabel resolveu criar este post sobre como cuidar das suas plantinhas nesse inverno tão rigoroso. Confira nossas dicas:

1ª Dica: Observe.

Você consegue notar a diferença de comportamento da sua plantinha do verão para o inverno? Se sua resposta for não, passe a observar as mudanças que ocorrem. Estas mudanças podem ser visuais e gradativas.

Esta dica vale para qualquer estação do ano, ao observar suas plantas você começa a entender o que funciona e o que não funciona em seu cuidado diário.

2ª Dica: Adube.

Adubar é sempre importante para que sua planta cresça forte e saudável, neste período de inverno é essencial pois o adubo fornece nutrientes à planta, que por conta da escassez de luz, não consegue sintetizar totalmente sozinha.

De quanto em quanto tempo posso fazer essa adubação?

Recomenda-se que de três em três meses você realize uma adubação apropriada.

Com o que posso adubar?

Utilize cascas de frutas, casca de ovos triturados, borra de café.

Pense em alimentos naturais que possuam fósforo e potássio. Além do conteúdo da adubação, é importante ficar atento à terra em que sua planta está, caso seja uma árvore de frutificação, recomenda-se utilizar terra rica em micronutrientes.

Um substrato básico amplamente utilizado, nesse meio da jardinagem, é a terra preta. Este tipo de terra possui alta quantidade de matéria orgânica, o que fornece mais nutrientes essenciais para sua planta ou espécie vegetal.

Cobrir o solo com folhagens é uma alternativa importante para o seu jardim, pois através desta cobertura, você consegue criar um ambiente que retém a umidade excessiva e mantém a temperatura do solo adequada para suas plantas. Assim, seu jardim, arbustos, plantas e gramado permanecerão protegidos da geada, por exemplo.

3ª Dica: Regue menos.

Nesta dica é importante que você fique atento a umidade relativa do ar, que nada mais é que a quantidade de gotículas de água suspensas no ar. Quanto maior for essa umidade, dependendo do ritmo de chuvas na sua região, menos água sua planta necessitará.

Caso você regue muito sua plantinha nesta época do ano, e a umidade relativa do ar esteja alta, grandes são as chances dessa planta acumular muita água em seu substrato e apodrecer.

4ª Dica: Podar.

O ato de podar é necessário para o crescimento da planta, o inverno é a melhor época do ano para tal, pois enquanto a planta está em seu processo de hibernação, ela não sente tanto os efeitos da poda.

Além disso, com uma poda bem realizada, você está comunicando sua planta como quer que ela se comporte, o que pode gerar frutos, folhas e flores bem melhores na primavera!

Preste atenção a maneira como pode ser feita esta poda.
Recomenda-se que a poda seja feita na diagonal, assim evitamos o acúmulo de água e consequente apodrecimento de raízes e folhas.

A planta é um ser vivo, portanto a poda equivale a um corte como para nós seres humanos. Portanto, utilize canela em pó para cicatrizar os locais em que a poda foi feita.

5ª Dica: Proteja suas plantas.

Seja através de uma estufa, lonas de TNT, ou cobertura morta, proteja suas plantinhas!

As duas primeiras opções citadas são barreiras físicas contra a ação dos ventos gélidos do inverno. Já a cobertura morta, trata-se de uma barreira natural que pode ser implementada em seu jardim facilmente.

Tudo vai depender da dimensão do seu jardim e do tipo de plantas contidas nele. Caso você possua hortas e pequenos jardins, a estufa pode ser uma alternativa interessante, pois este tipo de vegetação pode ser manipulado.

Já as lonas de TNT, que ajudam na prevenção de formação da geada, podem ser utilizadas durante a noite, quando as temperaturas caem mais. Lembre-se de retirar a lona durante o dia, para que as plantas possam fazer seu processo fotossintetizante.

Além de tudo isso, você pode trazer suas plantas que ficam em vasinhos para dentro de casa. Verifique se elas não possuem nenhum problema aparente, como fungos e bactérias, e traga-as para dentro de casa, essa pode ser uma solução simples caso você possua um jardim suspenso, por exemplo.

6ª Dica: Mantenha uma fonte de calor.

Desde um bom posicionamento em relação ao sol, até lâmpadas, são maneiras de fornecer calor a sua planta, o que pode ser essencial para seu desenvolvimento.

Aqui decorre também, a importância de realizar a poda nesta época, visto que melhora a incidência solar sobre as plantas do jardim sem a interrupção de galhos e folhas mortas.

Para concluir.

Se você chegou até aqui, então concordamos e entendemos a importância dos cuidados que devemos ter com nosso jardim no inverno.

Achou o artigo interessante? Ficou alguma dúvida sobre os cuidados com nossas plantas no inverno?

Se tem dúvidas por onde começar?

Podemos te ajudar.

Contate-nos!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 20 =