5 Flores para cultivar no Inverno.

5 Flores para cultivar no Inverno.

Algumas flores são mais adaptadas e outras menos adaptadas para o inverno, isso varia desde a temperatura mínima suportada por cada espécie até suas adaptações naturais da evolução para esta época do ano.

Pensando nisso, escolha uma flor que seja mais naturalmente resistente ao inverno.

As flores do inverno, geralmente apresentam a característica de possuírem uma bolsa de ar em seu exterior, suas estruturas são formadas por uma menor área de exposição das folhas, que torna a formação de geada um problema a menos.

Escolhendo as flores do seu jardim no inverno.

Separamos algumas opções de plantas de inverno, para você cultivar no seu jardim.

Estas plantas irão apresentar mais cores e aromas para o seu jardim. Confira as dicas abaixo para mantê-las saudáveis nesta época do ano.

1). Begônia

Esta é uma flor que além de sua beleza, apresenta resistência ao inverno. Alguns cuidados, que já foram citados nesse post, são essenciais para a saúde da planta. O essencial para sua begônia crescer forte e saudável é uma poda correta: quando você perceber que as pétalas estão secas e marrons, remova-as.
Outros cuidados como menos água e não transplantar a begônia de vaso são importantes, visto que ela se encontra em um estado de descanso e hibernação.
No inverno de 2021, a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 60% em diversos momentos, para evitar que sua planta fique desidratada e sofra com a falta de umidade, recorra a pulverização do ar para que ela cresça saudável.

2). Dália

Esta é uma flor também chamada de dália-de-jardim, nativa das montanhas mexicanas esta também é uma ótima opção para colorir seu jardim neste inverno! Por possuírem um ciclo de vida perene, elas necessitam de cuidados específicos no inverno.

Para que elas cresçam saudáveis é importante utilizar fertilizantes que não contenham altos níveis de nitrogênio, seu uso pode ser feito pelo menos uma vez no mês. Cuidado, não é necessário exagerar na fertilização, pois essas flores são sensíveis ao processo.

Realizar uma poda das flores na região de base dos talos da planta, é também, uma forma de contribuir para um crescimento apropriado.

A remoção dos tubérculos deve acontecer até a primeira geada, ainda no frio, você deve desenterrar os tubérculos com auxílio de uma pá se você quiser armazená-las dentro de casa no inverno. Além disso, aplique adubação no substrato da planta, caso seja possível, para protegê-la nesta época do ano.

Portanto, cultive sua Dália com um solo ou substrato nutritivo e uma fonte de calor apropriada, pois esta planta necessita de bastante luz no seu crescimento.

A Dália é uma ótima opção para cultivo no inverno, é uma flor originária do México e pode ser utilizada amplamente no paisagismo do seu jardim ou mesmo em decoração de ambientes.

No inverno, recomenda-se apenas, caso você tenha Dálias plantadas no solo, a preparação de uma cama de folhas que pode servir como uma barreira para a geada.

3). Lírio

Esta é uma planta de origem Asiática, que também possui incidência na Europa e América do Norte. Esta flor é perfeita para arranjos, buquês e paisagismo.

Existem cerca de mais de 100 espécies diferentes de Lírio – como os lírios asiáticos, orientais e longuiflorum – que variam em cores, tamanho das pétalas e perfume.

Se você pretende cultivar esta espécie em sua casa, aqui vão algumas recomendações para o cultivo no inverno. É importante salientar que os Lírios não necessitam de água em excesso, ou seja, você não precisa regar exageradamente.
Caso o faça, você pode acabar apodrecendo as raízes e bulbos da planta. No inverno, realize uma rega por semana.

Quando a planta se encontra em floração, a poda de flores murchas e folhas mortas deve ser feita, utilize uma tesoura apropriada para cortar os pedaços necessários. Estes pedaços não precisam ser descartados, pois podem servir de adubo para a própria planta.

O solo para seu cultivo deve possuir um substrato arenoso e adubo orgânico.

É apropriado que seu cultivo se realize em local de meia sombra, evitando a incidência de sol direta. No inverno é uma planta que possui ótima adaptação, resistindo às baixas temperaturas.

4). Lavanda

A Lavanda é uma planta de origem greco-romana, que começou sua expansão pelo mediterrâneo em países como Portugal, França e Espanha. Além do seu aroma fantástico – muito utilizado na indústria cosmética e sanitária – sua cor lilás traz todo um charme a paisagem.

Esta é uma planta que gosta muito de sol, porém se adapta bem ao, se tomadas algumas precauções necessárias. O uso de adubo pode ser feito pelo menos duas vezes no ano.

Assim como nas outras plantas citadas neste post, a Lavanda necessita de poda de suas folhas mortas, e também, flores secas.

As flores secas podem servir para criação de essências e perfumes. Uma poda bem realizada no inverno pode resultar em uma bela floração desta planta na primavera.

Em temperaturas amenas ou mais altas, recomenda-se regar todos os dias esta planta, porém sem deixar o substrato encharcado. No inverno, você deve diminuir um pouco a frequência, caso a umidade relativa do ar esteja alta em razão de chuvas.

5). Alecrim

Amplamente utilizado na gastronomia como tempero para as mais variadas receitas, o Alecrim é de origem mediterrânea e possui bastante resistência ao calor, vento e escassez de água.

Chegou ao Brasil na época da colonização européia. É chamado por nomes diversos como alecrim comum, alecrim de cheiro, alecrim de jardim, rosmarinho e rosmaninho.

Dentre todas as plantas que apresentamos aqui, esta é a que menos se adapta ao inverno, porém decidimos incluí-la para mostrar que com alguns cuidados, você pode também mantê-la em seu jardim ou horta neste inverno.

Para proteger o Alecrim do inverno rigoroso você deve criar barreiras contra a geada, por exemplo, através do uso de lonas.

As plantas mais velhas são mais resistentes a baixas temperaturas

Viu como é fácil cuidar dessas plantas no jardim no inverno?

Siga nossas redes sociais para mais dicas de paisagismo, plantas e arranjos.

Para concluir.

Se você chegou até aqui, é porque deseja que seu jardim no inverno fique ainda mais lindo e cheiroso.

Achou o artigo interessante? Ficou alguma dúvida sobre as flores mais propícias para o inverno?

Podemos te ajudar.

Contate-nos!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + oito =